Fisioculturista mais velho do mundo partilha segredo para manter a força física

 Fisioculturista mais velho do mundo partilha segredo para manter a força físicaQuando eu tinha cerca de 14 anos, vi esta revista de músculos num posto de gasolina e não pude acreditar – até os antebraços deles eram grandes! O meu pai tinha duas bolas de aço que pesavam cerca de três quilos cada, e comecei a treinar com elas.


O meu objetivo era ser o Sr. América. Mas depois de cinco anos, vi que não tinha a genética certa para aquilo. Eu aprendi o segredo do fisiculturismo em 1974, com Ken Waller, que foi Sr. Universo em 1975. Ele me disse para fazer o que funciona comigo. Eu pensei, Bem, muito obrigado. Mas isso é essencialmente o que devemos fazer – experimentar para ver o que funciona connosco.


Eu concentrei-me nisso por mais de 75 anos porque ainda hoje sou focado em objetivos. O meu objetivo agora: entrei no IFBB Legion Master Pro em Reno. Entrei com mais de 80 anos, mas estou a tentar convencê-los de que deveriam ter categoria para mais de 90 anos! A outra coisa [que me mantém focado nos treino] é que, por algum motivo que não consigo entender, as pessoas parecem inspirar-se em mim.


Na minha idade, o corpo é muito mais frágil. Há que ter mais cuidado quando estamos a treinar e não podemos abusar disso – os tendões tendem a desprender-se. Nos últimos cinco anos, o meu bicípite esquerdo soltou-se e tive um pequeno rasgo no bicípite direito. Sei que não posso continuar a fazer coisas que costumava fazer. É desanimador, mas o mais importante é continuar a lutar.


A força física não é o mais importante para mim. Gosto de ser forte, mas tenho ossos e ligamentos muito pequenos. A minha esposa é mais forte do que eu de muitas maneiras porque ela tem mãos muito maiores. Às vezes não consigo abrir alguma coisa ou preciso de força nos dedos, e ela consegue.


Hoje em dia, faço uma rotina dividida. Dividi o corpo em três partes: por exemplo, treino pernas na segunda-feira. E no meio do corpo, que inclui abdominias, peito e a parte inferior e média das costas na quarta-feira. E faço ombros e braços na sexta-feira.


Eu treino na Meca do culturismo, no Gold’s Gym, em Veneza. Vejo muitos corpos – se me comparar a eles, não sou nada. Mas essas pessoas respeitam-me por ser o que sou na idade que tenho. Há pessoas no ginásio que embora não tenham longas conversas comigo, sinto que me conhecem e me respeitam porque estou lá todos os dias”.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem